Twitter

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O EX-LUNO SALESIANO







Ex-aluno Salesiano






Os frutos da educação salesiana são para toda a vida, por isso temos um carinho todo especial com nossos ex-alunos e ex-alunas. Em todo o mundo, eles fazem a diferença nas mais variadas áreas da sociedade. Os que passam pelas escolas salesianas têm um importante papel na prática e divulgação de valores éticos e cristãos aprendidos ou amadurecidos em nossas casas. Isso acontece desde os primeiros anos da obra educativa salesiana, ainda no século XIX.


O Movimento dos Ex-Alunos surgiu da iniciativa de um pequeno grupo de antigos aprendizes do Oratório de Valdocco (Itália), guiados pelo chefe da encadernação, Carlos Gastini. Eles se apresentaram a Dom Bosco, no dia 24 de junho de 1870, para manifestar-lhe gratidão. Mais tarde, em 1908, as uniões dos ex-alunos de Dom Bosco e das ex-alunas das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) tornaram-se confederações mundiais.


O Bem-aventurado Filipe Rinaldi, terceiro sucessor de Dom Bosco, foi quem sistematizou esses vigorosos grupos da Família Salesiana. Com o desejo de valorizar a promoção social da mulher, ainda em 1908, as alunas voltaram ao Oratório das FMA para unirem-se às salesianas irmãs. As ex-alunas foram acolhidas pela senhora Felicina Gastini, a primeira aluna do Oratório e filha de Carlos Gastini, um dos promotores do movimento dos ex-alunos de Dom Bosco. Graças à sensibilidade do Pe. Rinaldi e da salesiana irmã Caterina Arrighi, nasceu o primeiro núcleo das “antigas alunas” da casa das Filhas de Maria Auxiliadora de Turim, Itália.


Em muitos lugares, os ex-alunos e ex-alunas mantêm obras sociais, animam paróquias e cultivam o jeito salesiano de viver e de educar. Se você deseja conhecer mais sobre o trabalho e a missão dos ex-alunos e ex-alunas, visite os sítios da Confederação Mundial dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco e da Confederação Mundial das Ex-Alunas e Ex-Alunos das Filhas de Maria Auxiliadora.
• Se eu sou um ex-aluno dos Salesianos ou das FMA, poderia participar da missão de Dom Bosco?

Dom Bosco era muito feliz por ter seus ex-alunos como colaboradores na missão pelos jovens pobres, quando eles deixavam as instituições educativas e entravam no mundo do trabalho.
Graças à iniciativa de um ex-aluno, Carlos Gastini, Dom Bosco viu seu sonho realizado, com o surgimento da Federação Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco.
A Confederação tem dois ramos - masculino e feminino.
Ambos são reconhecidos como associações civis mundiais.
A Associação está aberta a todos os ex-alunos dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. Participe!
Outras informações: para os ex-alunos salesianos,
neste blog:
leia regularmente que publicaremos novas informações neste espaço virtua


*A família salesiana é um conjunto de diferentes instituições e movimentos católicos que se propõem a seguir a espiritualidade e a missão propostas por Dom Bosco




• Como podem os Ex Alunos participar da Missão Salesiana no Mundo?










Procurando, sobretudo, fazer multiplicar a educação recebida, realizando atividades que os torne “fermento na massa”-“Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”


Podemos apresentar algumas atividades que podem ser desenvolvidas pelos Ex Alunos
formação permanente: Investindo no aprofundamento de sua fé, os Ex Alunos procuram robustecer seu conhecimento sobre os assuntos relacionados ã Igreja, ã Missão Salesiana no mundo e a sociedade, assim, poderá qualificar a sua ação no grupo e do grupo na Família Salesiana.
A vida Familiar: A família é o principal campo de atuação dos Ex Alunos. É onde podemos medir a qualidade dos compromissos pedagógicos com a educação salesiana, procurando vivenciar no seio familiar os valores do Sistema Preventivo.
A vida Comunitária: Comprometer-se com as questões sociais, é dever dos Ex Alunos. Procurara influenciar, inserir-se no campo das decisões e estar em sintonia com a sua realidade local, deve nortear a ação da organização dos Ex Alunos. A presença dos Ex Alunos como grupo nos momentos fortes da vida comunitária, significa o testemunho de cidadãos consciente de sua missão.
Compromisso com a comunicação: Dom Bosco era um comunicador por excelência. Os Ex Alunos procurando seguir os passos do Pai e Mestre, devem ser comunicadores no dia-a-dia; o testemunho de vida também é uma forma de comunicação das verdades evangélicas.
Preferência pela ação solidária: Através de sua organização, os Ex Alunos devem ser incentivados à realizarem ações concretas em prol dos empobrecidos, sobretudo os jovens. Nesse campo, a experiência do Voluntariado, proporcionará realizar ações que multipliquem os valores da educação salesiana.
Comunhão com a Família Salesiana: Ao vincular-se a uma União Local, os Ex Alunos comprometem-se em atuar em sintonia com a Família Salesiana, para aumentar a eficácia do Grande Movimento Salesiano, vivo e incisivo. Não se trata de assumir um voto ou uma promessa, é uma vocação própria, um estilo de vida, uma maneira de ser e de vivenciar os valores da Educação salesiana no mundo.






Estes são os principais campos de atuação dos Ex Alunos de Dom Bosco, quer como indivíduo, quer como grupo organizado.






Dom Bosco sempre aproveitava os momentos de reunião com os seus Ex Alunos para lembrar-lhes de suas responsabilidades como fruto da educação recebida no Oratório de Turim, por isso, ainda hoje, os encontros de Ex Alunos são momentos de recordação e de saudade, nos quais os Ex Alunos sejam chamados a exercer o seu papel de cidadãos e “Construtores de Cidadania”.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário