Dom Bosco e as Missões
Desde a sua infância, S. João Bosco cultivou o ideal missionário. Não o podendo concretizar, por dissuasão do seu Director espiritual, organizou a primeira expedição missionária em 1875, dando origem às Missões Salesianas. Um primeiro grupo de dez missionários saiu de Turim em 11 de Novembro de 1875 e embarcou em Génova, três dias depois, chegando a Buenos Aires no dia 14 de Dezembro. O seu destino era a Patagónia, na Argentina. Desde então o seu exemplo foi imitado por muitos membros da Congregação Salesiana, que optaram por realizar a sua acção educativo-pastoral nos países menos desenvolvidos. Seguiram-se muitas outras, 7 das quais ainda no tempo do Santo.
Os salesianos, por vontade do seu Fundador, estão “intimamente solidários com o mundo e com a história”, “anunciam o evangelho aos povos que o não conhecem”, estão “abertos à cultura dos povos, às necessidades dos jovens e dos ambientes populares”, participando, desse modo, no empenho e testemunho da Igreja a favor da justiça e da paz” (CC 6, 7 e 33).
Em terras de missão levam a cabo acções para melhorar a qualidade de vida das sociedades onde estão inseridos. Dirigem residências e orfanatos; orientam escolas agrárias, mantêm dispensários, farmácias, hospitais, leprosarias e centros de acolhimento para jovens; promovem planos de habitação, transporte e agricultura; promovem o desenvolvimento da população indígena; orientam campos de refugiados; organizam campanhas de solidariedade; formam equipas de voluntários e colaboram nas campanhas e projectos assistenciais de diversas instituições e governos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário