Twitter

domingo, 27 de maio de 2012

Pentecostes e o Espírito Santo


PENTECOSTES

[Uma reflexão catequética sobre o Espírito Santo]. P. Antenor de Andrade. Tomei como base um estudo do Frei Raniero Cantalamessa.

Pentecostes é uma festa da Igreja Católica Apostólica Romana que acontece 50 dias após a Ressurreição do Senhor Jesus. Para nós significa também entre outras coisas a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e nossa Senhora, reunidos no Cenáculo.
Sabemos que existe o Espírito Santo, mas conhecemos realmente quem Ele é?

História humana e história da salvação

Há quem tenha dito que a história humana tem sido conduzida pela violência. Uma visão histórica através dos séculos mostra que as mudanças realmente significativas foram realizadas através das guerras, revoluções, rios de sangue e morte.

sábado, 26 de maio de 2012

Outra postagem sobre o milagre de Caná da Galiléia

Jo 2, 1-5

O relato das Bodas de Caná é um dos episódios bíblicos que mais me tem fascinado ao longo de minhas leituras do Evangelho. Entre os vários motivos para tal fascínio, gostaria aqui de destacar dois. Primeiro, porque este episódio faz antever a perfeita sintonia expressa entre Maria e seu Filho, Jesus Cristo. Essa sintonia, de tal ordem que basta uma palavra de intercessão da Mãe para que o pedido seja prontamente atendido pelo Filho, faz de Maria a suprema intercessora de quantos a Ela recorrem em busca de socorro nas ocasiões de desalento. O papel de Maria como intercessora maior de todos os cristãos encontra neste episódio que assinala, também, o primeiro milagre operado por Cristo, o exemplo paradigmático.
Segundo, porque neste episódio é antecipado o supremo mistério cristão, qual seja, o da Transsubstanciação, em que o pão se converte no Corpo de Cristo e o vinho no seu Sangue. A memória desse mistério será instituída, também, durante a celebração de um banquete, o banquete pascal, celebrado por Cristo com seus discípulos quando da última ceia. O primeiro milagre, portanto, operado por ocasião de um banquete nupcial, antecipa, de forma lapidar, o banquete do cordeiro, também ele nupcial, posto que neste último, Cristo, o supremo esposo, se oferece inteiro à alma. As núpcias de Cristo esposo com a alma, o chamado “hierósgamos” ou “hierógamos”, o casamento sagrado, se tornará, ao longo da tradição cristã, pedra angular das reflexões de muitos místicos pelos séculos afora.

25/05, Novena de N. Sra. Auxiliadora na Comunidade de S. João

Festa de N. Sra. Auxiliadora, Manhã. Jardim Nordeste



Recebendo energia da juventude.



 Chegando, antes da Missa.













 Durante a Missa.