Twitter

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Continuo minha homenagem ao colega IVAN


CALMOS

Calmos,
leves,
fantásticos
essas núvens de verão…
- sonhos bonitos
(costelas) deslumbrantes
mas logo se acabarão…

Prefiro
as núvens de poeira
do meu chão,
carregadas de sonhos
- (agoniados)
sujos de (.., injustiça
e solidão –
que passo a passo
se farão
vida nova.

…………………………..

As núvens
desenham mundos bonitos
que desmoronam ao vento
e divertem,
como espetáculo colorido,
meus olhos cheios de horizontes…
enquanto meus pés garantem
a firmeza e o rumo do caminho…
………………………………………………..
Me recomponho a cada minuto
e ponho meus olhos
e meus passos
na mesma direção…
Assim vou arrumando
a romaria dos meus sonhos
que enfeitam
minha estrada aberta
por onde passam meus pés
pisando  o interminável chão…

……………………………………………

De repente
sinto que o tempo total tomou conta de mim
e me torno futuro
com sangue de (.. e hoje…
Busco, então, minhas mãos
e peço para elas me ensinarem
como refazer a cada instante
- com esses pedaços coloridos
de saudade, de dor e de sonho –
minha unidade necessária
e minha coragem
de olhar nos olhos do perigo
e de abraçar alegremente o imprevisível...

…………………………………..
É preciso rolar a pedra
da sepultura do povo
e deixar a vida
impregnar o ar,
invadir todos os caminhos,
explodir a morte
e cantar a liberdade
- como a rosa do penhasco;
 como a estrela da manhã
ou como uma bandeira sandinista.
…………………………………………
Ela,
a vida
avança
e não se intimida,
seja na rosa
de beleza explodida,
seja no olhar do mendigo
ou em sua mão estendida…
Avança a vida
no silêncio da semente
partida
e na luta armada
da nação dividida…
Ela,
a vida
negada ou proibida,
avança
na declaração do amor
decidida
ou na paixão
reprimida…
Avança a vida
e não se intimida
mesmo que seja ofendida
avança
inevitavelmente
a vida…
………………………………….
Floriu no ponteiro
a hora inventada
pelo tempo novo.
Brilhou no escuro
a faísca incendiável
dos olhos do povo.

Irrigou o peito
A gota vermelha
do sangue futuro.
Dançou sob a terra
a semente que vai
brotar no chão duro…

Pintou a manhã
no grito da aurora
de cima do monte…
Explodiu a aurora
e nós vamos, em bloco,
agarrar o horizonte…

……………………………….
Uma cena a mais…
todos os olhos estão abertos
e cegos.
Não estão vendo esta mulher
parada,
como monumento,
carregando
abandonada,
cinco filhos,
cinco dores,
cinco sonhos?...
cinco amores?...
Todos os olhos estão muito abertos
e enturvados.
Nem sabem se indignar,
nem aprenderam a chorar.

Uma cena
a mais…
Os olhos continuam sem ver,
sem indagar,
sem sentir,
sem denunciar
o sofrimento exposto
como fartura
-       vida quebrada
em forma de criatura…

Não dói…
na fala e no coração de quem passa.
Uma cena
A mais.
A mais?...
……………………………………………………





2 comentários:

  1. ESTOU DE VOLTA, APÓS QUATRO DIAS COM PROBLEMAS DE ROTEADOR.
    MAS, QUEM NÃO OS TEM?
    RUY BARBOSA DIZIA QUE O HOMEM QUE NÃO TEM PROBLEMAS, JÁ É UM HOMEM PROBLEMÁTICO.

    ResponderExcluir
  2. Você é engraçado, possui um humor maravilhoso. Realmente todos nós temos problemas. Legal é a forma como enxergamos e lidamos com os problemas, vejo que você se diverti e tira onda, isso é fantástico. Gostaria da oportunidade de conhece-lo pessoalmente, com todo o respeito. Deves ser uma pessoa incrível, muito agradável, tenho certeza. Sobre as poesias, são excelentes, gosto muito do estilo apresentado, a criticidade impregnada nas palavras.

    ResponderExcluir