Twitter

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Evangelho Mt, 9, 1-18


Mt 9, 1-8 ( Ev. 05/07/02)
( P. Antenor de Andrade)

Os primeiros capítulos do Evangelho de Mateus apresentam-nos diversos milagres operados por Jesus. Por passava ia curando endemoniados, livrando os discípulos de morrerem afogados no Mar da Galiléia, liberando enfermos de diversas outras doenças,
No texto de hoje, antes de sanar o paralitico, Jesus escandalizou seus inimigos, perdoando os pecados de um homem. As palavras que então o pregador Galileu pronunciou, jamais tinham sido ditas por alguém: “teus pecados te são perdoados”.
        
Esta frase pode dar a entender que a doença daquele homem fosse conseqüência de seus pecados ou de seus antepassados. Não obstante, esta opinião, comum na época, não era endossada por Cristo.
         O que Ele queria demonstrar era algo bem mais importante, ou seja, um fato teológico. Seu poder se estendia também sobre os pecados, Ele também podia perdoá-los.
         Os escribas presentes acham que Jesus está blasfemando, uma vez que só Deus podia perdoar pecados. O Senhor, adivinhando o pensamento deles, mostra-lhes que sua misericórdia, seu poder alcançam não só as forças da Natureza , mas chegam a dominar a raiz de todos os males, o pecado. E diz então sem medo que os pecados daquele homem estão  perdoados.
         Naquela ocasião, em Cafarnaum, acontecem dois milagres, a cura física de um paralítico e a espiritual de um pecador arrependido.
Todos nós precisamos de ambas estas curas. O jovem profeta trazia realmente uma Boa Nova entre os homens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário