Twitter

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Poesia do Ivan


NAQUELE DIA (incompleta)

Naquele dia ele vai olhar para vocês
e vai dizer assim:
«Venham participar da felicidade
do meu Reino que não se acaba mais.
Porque eu estava passando FOME
e você reagiu e descruzou os braços
e (..qie o País tenha condição
de criar trabalho e justiça para todos os pobres
e que era necessário vocês se organizarem
para lutar pelo direito de viver.

Porque eu fiquei sem casa
quando vim do interior
e vocês ajudaram a gente
a levantar o barraco dentro do terreno abandonado
e ajudaram o pessoal a reagir na hora do despejo,
sem temer as provocações das imobiliárias.

Porque eu andava rasgado e maltrapilho
e você me ajudou  discutir com os companheiros
nossas condições de trabalho
e as denúncias e injustiças do salário mínimo.

Porque eu  estava doente
e você ajudou a descubrir
que a doença vem da fraqueza
que a fome produz na  gente
e que o remédio mais seguro é a participação na luta.

Porque eu tinha sido preso,
considerado agitador pelos “homens de bem”
e você não teve medo nem se envergonhou
de me defender e de ficar suspeito
de ser amigo de pessoas “perigosas” …»
………………………………………………………
Eu já fiquei (¿) compreendendo
que você não foi submetido
pelo poder da mente.
Mas isso é muito interessante
para um jovem.
Você sabe muito bem
que um jovem sente
uma vontade imensa de viver.
E viver prá valer
viver em intensidade.
Viver, beber cada instante
em toda sua extensão e profundidade.

Essa aliança
já foi (..?
Jesus Cristo
Você não sabe
Como(..
(..
Eu fiquei entendendo
muito mais a fé.
Fiquei sabendo
que você não é
alguém que viveu
no passado e foi
(.. para o grupo dos Doze.
Você se comprometeu
até dar a vida
e não ficou assim.
Você ressuscitou(..
que vives hoje é difícil.
Difícil e arriscada.
Já Paulo VI,
quando )..
falou para nós
(.. que estás
bem dentro de mim
e dentro de muitos jovens.
Ele disse:
“Vocês (..
transformar radicalmente
as estruturas da sociedade.
( .. vejam
que nossa opção
(.. colocar ( ..

Um comentário:

  1. O Padre Ivan é um REVOLUCIONÁRIO fantástico! A exemplo de Jesus Cristo ele procurou combater a opressão. Esse cara é demais...

    ResponderExcluir