Twitter

domingo, 8 de abril de 2012

Sábado Santo - Vigília Pacoal


EXPLICANDO UM POUCO A FUNÇÃO DA VIGÍLIA PASCOAL

Trata-se de uma Liturgia solene com quatro momentos muito significativos.
1o  . A bênção do fogo, simbolizando Cristo Ressuscitado. A Luz que a partir de sua Ressurreição ilumina os caminhos da humanidade para chegarmos todos à Casa do Pai, nosso destino final, já que neste mundo somos caminheiros, romeiros.
2o .  As diversas leituras mostram-nos desde os primeiros Livros da Bíblia, a paixão de Deus pela humanidade. Toda a Bíblia é um Romance de Amor que tem seu ápice com Jesus Cristo.
3o . A cerimônia batismal é o sinal da vida nova em Cristo, da qual todos os cristãos passamos a participar com sua Ressurreição.
4o . A Eucaristia ou celebração da Missa. É o momento em que milagrosamente o próprio Cristo se entrega aos homens, agora de modo incruento, não sangrento. Faz-se presente na hóstia e no vinho consagrados pelo sacerdote, a quem Ele outorgou esses poderes na última Ceia. É UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DA NOSSA FÉ. Toda Missa é a recordação da Páscoa do Senhor. Essa recordação faz com que Jesus esteja presente em nosso mundo, em cada um de nós, de modo misterioso, mas verdadeiro e eficaz. Ele nos ajuda assim a enfrentarmos a caminhada, ao atravessarmos o deserto, onde passamos por um teste, até chegarmos à visão beatífica, diante de Deus com o qual viveremos felizes eternamente e como em nenhum momento neste mundo ( P. Antenor de Andrade).

Um comentário:

  1. Muito agradecida. A explicação deixou clara a importância da celebração e próximo ano vou está presente, para celebrar junto com o povo. Quisera que todos soubessem do significado. Penso que muitos participam por tradição sem ao menos saber de tamanha importância. Obrigada!!!

    ResponderExcluir