Twitter

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Salesianos no Brasil


Brasil - Seminário americano ACSSA 2012PDFImprimirE-mail
 seminario-americano-noticia-01.pngA Casa de Retiros, de Cachoeira do Campo, no estado de Minas Gerais (MG), sediou de 17 a 20 de março o seminário americano de história salesiana, organizado pela ‘Associazione dei Cultori di Storia Salesiana (ACSSA)’ (Associação dos Cultores de História Salesiana) com a participação de mais de 70 membros, entre Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e Representantes da FS. Finalidade do evento foi a de observar o estado da historiografia salesiana na Região, o seu valor cultural e o grau de conservação.
Do seminário participaram estudiosos salesianos procedentes do México, Honduras, Porto Rico, Haiti, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil, que foi também o anfitrião. O evento se abriu com a fala de acolhida e saudação do P. Nilson Faria dos Santos, Superior da Inspetoria do Brasil-Belo Horizonte (BBH), e da Ir. Hélia Inácia Monteiro, Superiora da correspondente Inspetoria das FMA. Sucessivamente a Ir. Grazia Loparco, Presidente da ACSSA, leu as Mensagens da Madre Geral das FMA, Ir. Yvonne Reungoat, e do Reitor-Mor dos SDB, P. Pascual Chávez Villanueva, que convidaram todos à responsabilidade e ao empenho por preservar e tornar conhecida a História Salesiana.
No primeiro dia foram apresentados vários trabalhos historiográficos: “A historiografia civil latino-americana e brasileira”, pelo Prof. Rodrigo Coope Caldeira; “A historiografia eclesiástica e religiosa latino-americana e brasileira”, pelo Frei P. José Henrique Matos, do Instituto Santo Tomás de Aquino. De tarde: “A historiografia salesiana na América Latina”, pelo P. Thelían Argeo Corona Cortes SDB; “A historiografia salesiana no Brasil”, pelo P. Antonio da Silva Ferreira SDB; e, ainda, “A conservação do Patrimônio Arquivístico, os problemas da conservação dos documentos e as novas tecnologias de conservação da memória”, pelo Prof. Leandro Ribeiro Negreiros. As atividades prosseguiram com a Concelebração Eucarística presidida por Dom Walmor de Oliveira Azevedo, Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, e se concluíram de noite com a representação teatral feita pelas crianças e jovens do Grupo musical “Núcleo Bandeirantes”, de Brasília (DF).
No segundo dia foram apresentadas as fichas bibliográficas dos estudos históricos salesianos produzidos na América Latina, no período 1965-2011. Objeto de atenção foi também a “Caminhada dos 10 anos da Rede Salesiana de Escolas”, obra conjunta dos SDB e das FMA, do Brasil. Coube ao P. Stanislaw Zimniak explicar os mais modernos procedimentos para inserir as informações bibliográficas num programa informático especialmente projetado; enquanto que o P. Jesús Graciliano González encerrou os trabalhos do dia com a apresentação de uma coleta bibliográfica sobre Dom Bosco e outros temas salesianos.
Segunda-feira, 19 de março, os participantes visitaram o Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa, na cidade de Barbacena (MG), promovido pela Conferência Inspetorial do Brasil, obra que integra o trabalho educativo-pastoral das seis Inspetorias Salesianas do Brasil. O P. Ilario Zandonade, diretor do centro, junto com sua equipe, mostrou aos visitantes as modalidades de realização do trabalho e as técnicas de proteção para a documentação salesiana.
O último dia foi dedicado à preparação dos assuntos a serem desenvolvidos no Congresso Internacional ACSSA de 2015 – ano do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco. Um trabalho que envolverá muitíssimos historiadores, pesquisadores e apaixonados por história salesiana do continente americano.
Fonte:INFOANS
Publicado em 22/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário