Twitter

domingo, 12 de maio de 2013

Lit. do Domingo, 12/05/03


+ A Ascensão de Jesus sugere:
-       que, no final de um caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com Deus.
-       que somos agora nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projeto libertador de Deus


+ O Evangelho define  a missão dos discípulos.
-       Faz referência à alegria  pela presença do projeto de Deus no mundo
-       A ascensão dá um novo sentido à vida dos crentes

+ 1a Leitura.
-       Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projeto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus – a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo caminho de Jesus.
Os não podem ficar a olhar passivamente para o céu, mas têm de ir para o meio dos homens continuar o projeto de Jesus.
> Há uma crise. Estamos há cerca de 50 anos após a morte de Jesus. Não há mais expectativa pela vinda iminente do Cristo glorioso para instaurar o “Reino” e há uma certa desilusão. As questões doutrinais trazem alguma confusão; a monotonia favorece uma vida cristã pouco comprometida e as comunidades instalam-se na mediocridade; falta o entusiasmo e o empenho… O quadro geral é o de um certo sentimento de frustração, porque o mundo continua igual. E nós?
+ 2a Leitura.
- Convida os discípulos a terem consciência da esperança a que
foram chamados, da vida plena de comunhão com Deus. Devem caminhar ao encontro dessa esperança de mãos dadas com os irmãos – membros do mesmo “corpo”, cuja “Cabeça” é X.to.
> Paulo invoca  a Deus que os destinatários da carta conheçam “a esperança a que foram chamados” (vers. 18). A prova de que o Pai tem poder para realizar essa “esperança” é o que ele fez com Jesus Cristo: ressuscitou-O e sentou-O à sua direita (vers. 20), exaltou-O e deu-Lhe soberania sobre todos os poderes angélicos.A comunidade cristã é um “corpo” – o “corpo de Cristo”.
Reflexão:♦ Termos sempre presente “a esperança a que fomos chamados”. A ressurreição de Cristo é a garantia da nossa própria ressurreição. Formamos com Ele um “corpo”, destinados à vida plena. Esta perspectiva tem de dar-nos a força de enfrentar a história. ♦ Dizer que fazemos parte do “corpo de Cristo” significa que devemos viver numa comunhão total com Ele e com todos os nossos irmãos, membros do mesmo corpo, alimentados pela mesma vida.
♦ Corpo de X.to significa que temos a obrigação de testemunhar Cristo, de torná-l’O presente no mundo, de levar à plenitude o projeto de libertação que Ele começou em favor dos homens.

WebRep
currentVote
noRating
noWeight

Nenhum comentário:

Postar um comentário