Twitter

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Maria e a Graça de Deus


A GRAÇA DE DEUS EM MARIA[1]
P. Antenor de Andrade Silva, sdb.
 (Reflexão baseada em um trabalho de Raniero Cantalamessa).

Todos nós, uma vez batizados passamos a receber dons especiais de Deus que nos ajudam a vivermos nosso Cristianismo e a nos aproximarmos do Senhor. Maria, a Mãe de Jesus, tem um lugar especial neste plano divino da salvação.

1.                    A graça em Nossa Senhora tornou-a uma pessoa diferente das demais criaturas

Ao aparecer-lhe para anunciar que seria a Mãe do Filho de Deus, o anjo lhe disse: “Alegra-te, ó cheia de graças. Não temas porque encontras-te graças diante de Deus” (Lc 1, 28-30). É esta palavra graça que vai preencher e acompanhar toda a vida daquela mulher judia. Ela se tornará um exemplo, um testemunho constante, uma Carta viva de Deus aos homens de todos os tempos.
Gabriel ao cumprimentá-la não a chama de Maria, seu nome, mas a cheia de graças, a plenamente,  repleta dos dons de Deus. “Ave, ó cheia de graças”.

2.                    A identidade mais profunda de Maria é justamente a GRAÇA

É como se Deus a chamasse: “minha cara, minha querida Maria”.
Caro vem do grego charis que significa precisamente GRAÇA. Esta prerrogativa de ser de um modo especial cara, querida por Deus, deve-se justamente à sua missão, ao fato de Ela ter sido a pessoa escolhida, desde toda a eternidade, para ser a Mãe do Messias.
É através da graça que a criatura pode encontrar seu Criador. É o que fez a Virgem Mãe aceitando, correspondendo ao convite do mensageiro celeste.

3.                    Sentido ativo e passivo de graça

A Bíblia também apresenta Deus como rico em misericórdia, cheio de graça (Ex 34, 6). Deus é cheio de graças em sentido ativo. É Aquele que enche de graças suas criaturas, é a Fonte inexaurível e eterna de todas as graças. Maria e cada uma das  criaturas é cheia de graças em sentido passivo. Entre Deus Pai, Maria e as criaturas está Jesus Cristo, o MEDIADOR, também Ele cheio de graças (Jo 1, 14).
Jesus é cheio de graças em ambos os sentidos, ativa e passivamente. Como Deus é o  Chefe da Igreja e a ela confere as graças, enquanto ela peregrina neste mundo. Por outro lado, como homem é cheio das graças que recebe do Pai, sempre crescendo em graças (Lc 2, 52).

4.                    O que é que Maria fez para merecer a graça de dar ao Filho de Deus a sua humanidade?Que fez para vir ao mundo santa e imaculada?

Foi por mérito, justiça, santidade? A resposta só encontraremos se apelarmos para a bondade, a graça de Deus. As palavras de S. Paulo: sou o que sou pela graça de Deus (1 Cor 15,10), cabem perfeitamente na pessoa de Maria. Sua grandeza e importância na História da Salvação não tem outra explicação senão porque Deus a amou de um modo especialíssimo. Ela seria a criatura mais próxima d`Ele, depois de Jesus Cristo. Seria a Mãe de seu Filho.
O poeta Charles Péguy escreveu a propósito:

“Chegará um tempo em que não ficaremos satisfeitos com nosso santo protetor. Nem tampouco do santo padroeiro da nossa cidade, ou dos maiores santos padroeiros, então procuraremos Aquela que é a mais amada por Deus, a mais próxima a Ele”. «Aquela que é Maria, porque é a cheia de graças».

5.                    O que se entende por graça?

Primeiro vejamos os que significa semanticamente a palavra graça. Se de repente perguntarmos a uma pessoa, qual o sentido mais comum da palavra  graça ela poderá responder com acerto que é: beleza, fascínio, amabilidade delicadeza.
Estes no entanto, não são os únicos sentidos de graça. A um condenado à morte que é agraciado pelo Governador que o livra da pena capital, não podemos dizer que obteve beleza, fascínio delicadeza. Na verdade ele recebeu um favor, um indulto, o perdão da pena.
A Bíblia também tem essas sutilezas ou um duplo significado para o termo graça. “ ... dou a minha graça a quem eu quero e uso de misericórdia com quem me aprouver” (Ex 33, 19). Aqui vemos que graça tem o significado de favor totalmente gratuito, livre. Em Êxodo, 34,6 lemos que Deus  “ é rico de graça e fidelidade e que conserva seu favor por mil gerações”. Encontraste graças diante de meus olhos, diz Deus a Moisés (Ex 33,12), repetindo o que o anjo dirá mais tarde a Maria: “encontraste graças diante de Deus”.

6.                    Qualidade inerente à criatura

Alem do significado principal de favor gratuito, livre encontramos ainda na Bíblia outra acepção de graça. Uma qualidade inerente à criatura, por vezes resultado do favor divino. Esta qualidade ou graça torna a criatura amável, atraente, bela. Porque Deus se aproximou de sua criatura e a amou ela se tornou sempre mais bela, até se tornar uma beleza perfeita (Ez 16,8). É o caso de Nossa Senhora.
A graça em Maria coloca-a acima de toda e qualquer criatura. A Igreja latina a chama de “Imaculada”.

7.                    A graça de Deus não deve ser recebida em vão

Quando se descobre o valor da graça experimentamos também que ela nos apela à conversão. Este amor de Deus por mim, esta Luz que recebo não pode ficar em vão. Deve modificar-me, aproximando-me ou afastando-me d`Ele. Uma jovem judia, cega perguntava em um dos dramas de Paul Claudel, a um cristão que tem ambas as luzes, a dos olhos e a da févocê que vê, que é que faz com  a luz?
S. Paulo nos adverte: “porque somos seus colaboradores, vos exorto a não acolher em vão a graça de Deus.”
Não acolher a graça de Deus é viver sem Ele. Ao contrario viver na graça divina é já começar a participar da eternidade com Ele. Um famoso ateu dizia no final de seus dias: “ vivi toda minha vida com a estranha sensação de alguém que viaja sem passagem”.

8.                    A graça de Deus nos torna mais felizes e alegres

Nossa Senhora pode ser chamada Santa Maria da graça.
O amor de Deus, sua graça nos dá uma certa consolação e coragem. Maria foi convidada pelo anjo a se alegrar por causa da graça. A não ter medo por causa da mesma graça. O mesmo convite é feito a cada um de nós, já que Maria é figura da Igreja e nós somos essa Igreja. Alegra-te cheia de graças. Não temais porque encontraste graça diante de Deus.

9.                    Que significa alegrar-se por causa da graça?

Quer dizer procurar a alegria somente no Senhor (Sal, 37,4) e em ninguém e nada, além d`Ele. “ Eu sou Aquele que sou”.
A graça é também o principal motivo de nossa coragem. Quando S. Paulo reclamava dos sofrimentos que lhe causavam o aguilhão de sua carne, o Senhor respondeu: a ti é suficiente a minha graça (2 Cor 12,9). Ela estará sempre contigo. Mesmo que te pai e tua mãe te abandonassem, eu te acolheria (Sl 28/27, 10). Outro Salmo lembra ainda: “ Felicidade e graça me acompanharão todos os dias de minha vida” (Sl 22,6).

10.                 Todos os dias precisamos renovar o contacto com a graça de Deus que está em nós.

A graça não é outra coisa senão Cristo em nós, Deus em nós. Nossa vida, através da graça, está de certo modo em contacto com a divindade.  É fundamental estabelecermos uma consciência  constante desta presença com a graça, que como já dissemos é o próprio Deus. Um pensamento, uma lembrança, um fato, uma imagem podem-nos conduzir a uma atitude de estarmos sempre lembrando-nos de Deus. É como viviam os santos.

11. O que podemos fazer espelhando-nos em Maria?

Que exercício podemos fazer na caminhada de nossa vida espiritual, ao meditarmos estes pensamentos sobre Nossa Senhora e a graça?
Acho que fundamental seria realizarmos um exercício de fé, de agradecimento e de admiração ao contemplarmos a graça na vida da Mãe de Deus e nossa Mãe.
> Acreditar na graça  no amor de  Deus para conosco.
> Acreditar que pela graça divina somos todos salvos e que Deus continua conosco como sempre esteve com Maria.
> Acolher como ditas a cada um de nós o que Deus disse a Israel, através do profeta (nós hoje, depois de Cristo, somos o novo Israel de Deus): tu, Israel, meu servo, tu Jacó...não temais, porque Eu estou contigo...Não te assuste, Eu sou o teu Deus (Is 41, 8-10).

12. Terminando

Inúmeros são os Santuários e Catedrais onde se venera Maria sob o título de Santa Maria das Graças. Como seria interessante se nos habituássemos a invocar nossa Mãe celeste com esta jaculatória: Santa Maria das Graças, rogai por nós.

Perguntas:

1.    Que fiz com a graça de Deus?
2.    Que estou fazendo atualmente?
3.    Reflito que a graça é o mesmo Deus que está comigo, como sempre esteve com Maria e  que ela ilumina os meus caminhos?

P. Antenor de Andrade Silva, sdb.


  

































[1] Conferência para os Catequistas em S.José dos Campos, paróquia Sagrada Família, 03/05/03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário