Twitter

sábado, 10 de novembro de 2012

Ev. Mc 12, 38 - 44


Evangelho de hoje (Marcos 12,38-44)

Publicado em 09/06/2012 - 5:57 por  | 1 Comentário
CategoriasFé em Deus

Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.
Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

COMENTÁRIO para reflexão ( Pe. Antenor de Andrade):

- Muitas vezes nos cansamos com palavras e ritos vazios.
- Precisamos de algo que chegue ao íntimo de nosso coração, que nos fale realmente do que estamos precisando para nossa felicidade.
- Jesus tocava o coração e a vida das multidões, como toca o nosso. Ele é o Grande psicólogo - É importante escutar a Palavra do Evangelho. O livro do Sirácide nos diz  que devemos escutar de boa vontade toda palavra divina (6,35)., porque a Palavra de Deus penetra nosso coração e produz os frutos de que e é capaz.
- Estamos no final da viagem de Jesus a Jerusalém, Jesus quer mostrar o contraste entre escribas, fariseus, a ierarquia religiosa e as multidões que O seguem.
- O problema da salvação não está em pertencer a este ou àquele grupo, mas no coração dos homens na necessidade que eles têm de salvação.
- Jesus sente as necessidades, os desejos e solicitações das multidões e não quer deixar de atendê-las, não quer abandoná-las ao seu destino. Isso significaria deixá-las nas mãos dos escribas e fariseus,maus pastores. Jesus queria cassar aqueles falsos pastores e se apresentar Ele próprio como o verdadeiro Pastor.
- Jesus é o defensor da Misericórdia de Deus contra os que usam o poder para massacrar, roubar, enganar o povo ( escribas fariseus, políticos).
- Em contraste com a hipocrisia dos escribas e fariseus de todos os tempos Jesus aprsenta o exemplo de uma viúva pobre.
- Ser mulher, viúva e pobre significava estar colocada no degrau mais inferior da sociedade da época.
- Jesus a mulher, pois entregou como esmola tudo que tinha, não enganou, não mentiu. Colocou-a como exemplo, ao contrário dos orgulhosos fariseus e escribas.
- A mulher protagonizou uma cena sem valor aos olhos dos homens, mas grandiosa aos olhos de Deus. Jesus que vê no âmago do coração viu, compreendeu e elogiou aquela pobrezinha.
- "Esta pobre viúva colocou no cofre das esmolas, mais do que todos os outros. Eles deram o supérfluo, ela, na sua indigência entregou todo o dinheiro que possuía, todo o seu sustento".




5 comentários:

  1. Muito bom os comentários padres, vou aguardar a continuação.

    ResponderExcluir
  2. Eu nem bem tinha terminado e você já tinha lido?
    Um GRANDE final de semana para você e os seus.
    Estamos hoje e amanhã realizando a festa dos dia da juventude. Reunimos quase três mil jovens em um de nossos Colégios da Capital. Muito bonito. Vou ver se consigo alguma foto.

    ResponderExcluir
  3. Entendo a colega Padre, pois, seus comentários são excelentes. Também, tenho o costume de prestigiar.

    ResponderExcluir
  4. Fátima, eu não lhe reprovei, apenas admirei sua presteza. Aliás, gosto muito dos comentários de vocês.

    ResponderExcluir