Twitter

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Evangelho: a gratidão do leproso

TEMA: A GRATIDÃO
NOTAS PARA COMPREENSÃO DO TEXTO
OS LEPROSOS - A palavra hebraica para significar “lepra” é “sara’at”, a qual significa “ser ferido por Deus”. Isso porque o judeu via na lepra uma punição divina sobre uma pessoa. Concluímos daí que a situação do leproso na Palestina era terrível por causa da dupla discriminação: a discriminação física decorrente da própria doença (deformidades do corpo, separação da família) e discriminação moral (a pior), porque o doente era visto como um impuro, um pecador, punido por Deus. Vejamos o que diz o biblista Frei Clarêncio Neotti no seu livro Ministério da Palavra – ano C – pag. 186: “O leproso não podia aproximar-se de alguém nem alguém podia aproximar-se do leproso. Não só pelo perigo de contágio mas também porque, pela lei, tornava-se impuro como o leproso. A regra do Levítico era clara: “O leproso andará com vestes rasgadas, os cabelos soltos, a barba coberta e gritará sempre que alguém se aproximar: Impuro ! Impuro “ (Lv 13,45-46)(...)


-Era o sacerdote que declarava alguém...ter a lepra; também a cura devia ser constatada pelo sacerdote (Veja “Dicionário Enciclopédico da Bíblia, pag. 883).

-A lepra estava muito espalhada no Oriente Antigo. Foram leprosos muitos personagens famosos da Bíblia: Moisés, Naamã, Azarias, Jó.

OS SAMARITANOS - Eram eles os habitantes da Samaria. Eis que grande parte dessa população foi deportada pelo imperador assírio e substituída por colonos pagãos. Desse cruzamento originou-se um povo bastardo para os judeus, odiado por isso mesmo por eles. Os judeus não se comunicavam com os samaritanos. Jesus, porém, era muito benevolente com os samaritanos. Lembre-se da parábola do Bom Samaritano.

NÓS PEDIMOS MUITO E AGRADECEMOS POUCO:
A gratidão nasce da humildade. Nós somos servos inúteis por mais heróicas que sejam nossas ações. Foi isso que Jesus nos ensinou no evangelho do domingo passado. Nós, porém, fazemos de nossas ações uma moeda de troca que entregamos a Deus pelos favores (milagres) que Ele nos faz através dos seus santos (Vimos agora isso na festa de São Francisco). E levamos a vida a pedir, pedir e quase não temos tempo de agradecer na ânsia de pedir mais. Jesus, no relacionamento amoroso com o seu Pai, devia ser imitado por nós. O biblista Frei Clarêncio Neotti traz à tona as belíssimas expressões de agradecimento de Jesus: “Eu te agradeço, Pai, Senhor do céu e da terra” (Lv 10-21). Ou, por ocasião da ressurreição de Lázaro: “Graças te dou, Pai, porque me ouviste” (Jo 12-42). Como também esta linda exclamação saída tão espontaneamente do seu coração: “Graças te dou, Pai, porque ocultaste estas coisas aos sábios e as revelaste aos pequeninos!” Tentemos soltar do fundo do coração esta expressão “Obrigado, Senhor!” e a fiquemos repetindo com todo o nosso ardor a perder de tempo.


A MATURIDADE DA FÉ - Como vemos na coluna-laranja de O Domingo de hoje (Pe. Paulo Bazaglia), nove leprosos, embora tendo fé em Jesus (eles foram se apresentar ao sacerdote certos de que estavam curados), contentaram-se com a cura. O samaritano, porém, sentindo-se tocado pela intervenção divina em seu corpo, não se contentou em ser servido por Deus, em ser curado, mas quis fazer frutificar a graça recebida, a ação de Deus nele, e voltou glorificando a Deus em alta voz. É o exemplo de uma fé amadurecida. Nós, quase sempre, imitamos o grupo dos nove leprosos achando que merecemos o milagre e que ele aconteceu por merecimento próprio e nos achamos quites com Deus. Jesus censurou tal procedimento.

CONCLUSÕES: 

Verifiquemos se o nosso relacionamento com Deus continua à flor da pele, superficial. Evitemos essa troca de ações nossas (o marchar, o dar dinheiro ao santo, fazer uma perna de pau) como moedas de troca para comprar os favores de Deus (os milagres). Vamos nos relacionar com Ele no fundo do coração, e que as nossas orações sejam sempre quentes porque nascidas lá de dentro.

Um comentário:

  1. Realmente o homem é egoísta, olha muito para si, suas necessidades e vive a pedir. Agradecer é algo distante de si.

    ResponderExcluir