Twitter

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

História dos quatro Evangelhos

Os quatro Evangelhos começaram a serem escritos, após as morte dos dois Apóstolos Pedro e Paulo. Suas pregações, suas catequeses eram conhecidas oralmente e então os responsáveis pelas Igrejas se preocuparam em escrevê-las. Até fins do Segundo Século, quatro livros foram reconhecidos como canônicos. Eram obras que descreviam a vida e a pessoa de Cristo e nos mostram como viviam as primeiras comunidades cristãs.

1. O Evangelho de Marcos foi escrito nos anos 70. Destinava-se aos cristãos provenientes do paganismo. Evidencia a incompreensão dos discípulos, diante de Jesus, mostrando que sua morte faz parte essencial e  é um ponto central de seu caráter messiânico.  
2. O livro de Mateus aparece depois dos anos 70. Foi escrito visando uma comunidade originalmente hebraica, mas já desligada do judaísmo oficial, aberta aos pagãos. É possível que tenha sido dirigido aos cristãos de Antioquia. Seu conteúdo visa principalmente os missionários. Apresenta Cristo como o intérprete por excelência da Lei judaica.
3. O terceiro Evangelho é o de Lucas. Vem à luz nos anos 80. Seu destinatário é o mundo grego e a todos os que escutarão a Boa Nova de Cristo. O escrito sagrado destaca o plano de Deus na História da Salvação e mostra a atenção particular de Jesus para com os humildes, pobres, mulheres e os fora da lei. 
4. Temos finalmente o último dos Evangelhos que  é o de S. João. Surgiu no final do Primeiro Século.  É chamado o "Evangelho Espiritual", pelo modo penetrante como aborda o mistério de Cristo. Fala sobre as perseguições aos primeiros seguidores de Cristo e das polêmicas e conflitos da Igreja daqueles tempos.  ( Pe. Antenor de Andrade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário